Fast fashion, Tá na moda

Vending machine mostra o que está por trás da fast fashion

Moda por uma pechincha – isso é o que todo mundo quer. Uma camiseta por 2 euros não é algo inimaginável na onda de fast fashion. Infelizmente, as pessoas nem sempre consideram quem está pagando o preço real por trás da moda barata.

Para conscientizar os consumidores, a organização Fashion Revolution realizou um experimento social em Berlim para mostrar o que realmente está por trás da fast fashion, como é conhecida a moda barata. Criada pelas agências BBDO e UNIT9, a ação instalou uma vending machine na praça Alexanderplatz que oferecia camisetas a 2 euros.

Baratas, as camisetas atraíram muitos compradores que, ao selecionarem o tamanho da peça, encaravam a verdade que estava por trás do preço baixo: uma fábrica de roupas em Bangladesh que paga mulheres e crianças cerca de 13 centavos por hora para costurarem camisetas em um ambiente hostil, do qual já falamos aqui e aqui.

No final do vídeo, a vending machine questionava se a pessoa queria pagar os 2 euros pela camiseta ou se aceitava doar o valor para um fundo de combate ao trabalho escravo. Segundo a Fashion Revolution, dos 150 consumidores que se interessaram pela roupa barata, 90% decidiram doar o dinheiro.

Vimos no Hypeness.

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