Consumo consciente, Moda sustentável

The Street Store: ‘loja de roupas’ para moradores de rua

Iniciativa promove consumo solidário de roupas e resgata a auto-estima de moradores de rua

Para compartilhar um pouco de solidariedade, a iniciativa The Street Store, originada na Cidade do Cabo, África do Sul, permite que moradores de rua relembrem a sensação de ter liberdade de escolha quando o assunto é o que vestir.

O projeto The Street Store consiste em pop-up stores que reúnem doações da população local e pendura, na calçada, roupas e acessórios que são oferecidos gratuitamente para quem não tem condições de comprar. A iniciativa, que se espalhou por vários países como Canadá, Bélgica, México, Índia e Brasil, torna a doação mais humanizada, já que para muitos esta é a primeira experiência de escolher a roupa que irá usar, como se estivessem em uma loja de verdade.

Cada vez mais popular pelo Brasil – e no mundo – a primeira “Street Store” paulistana foi realizada em maio de 2014, no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros. A ação foi idealizada por um grupo de voluntários, que já desenvolve ações sociais nas ruas da capital paulista há pelo menos dez anos.

Desde que a ação ganhou repercussão no Brasil, inúmeras “Street Stores” foram criadas por todo país. Além de São Paulo, a iniciativa já ocorreu no Rio de Janeiro, Brasília, Itaperuna (RJ), Bauru (SP), Arapiraca (AL), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Caruaru (PE).

O vídeo abaixo explica um pouco mais sobre essa brilhante iniciativa de consumo solidário:

Se você gostou da ideia e quer hospedar uma pop-up store em sua cidade, basta acessar o site do projeto The Street Store, imprimir os cartazes, divulgar o evento nas redes sociais e ocupar um espaço público de fácil acesso e visibilidade.

O que está esperando para praticar o consumo solidário? Comece agora a faxina no guarda-roupa e doe o que não use mais a quem precisa! :)
Previous Post Next Post

You Might Also Like

Comentários

Deixe um comentário