Fashion Revolution Day
Consumo consciente, Moda sustentável

5 TED Talks inspiradores para repensar nossas escolhas de moda

5 TED Talks poderosos que vão te inspirar a reciclar, reusar e reinventar seu guarda-roupas a fim de reduzir o impacto do seu estilo no meio ambiente

Num momento em que fast-fashion vem ganhando cada vez mais espaço, a moda sustentável tem se tornado uma necessidade urgente e uma responsabilidade a ser compartilhada igualmente entre marcas, designers e consumidores através de escolhas de produção e consumo sustentáveis.

Estes 5 TED Talks inspiradores eram o que faltava para mudar seus hábitos de consumo e repensar suas escolhas de moda. Confira!

Reparando a indústria da moda – Orsola de Castro

Orsola de Castro, fundadora do movimento Fashion Revolution, defende o upcycling como uma solução de design para um problema ambiental de proporções massivas. Uma pioneira do upcycling, ela acredita no poder de transformar o que não tem mais valor de uso em novas peças, estendendo a vida útil das roupas e promovendo uma atitude mais responsável acerca da sustentabilidade na moda.

O guarda-roupas de morrer – Lucy Siegle

Lucy Siegle examina a história desumana e ambientalmente devastadora por trás das roupas que vestimos.

Com um olhar crítico sobre nossa mania de comprar roupa barata das grandes cadeias de varejo, a chamada fast-fashion, seu discurso chama atenção para as mudanças urgentes que podem e devem ser feitas tanto por empresas quanto pelos consumidores. Lucy destaca que é possível ser uma ‘fashionista ética’ simplesmente por tomar ciência de como e onde (e por quem) nossas roupas são produzidas.

Leia mais: Livros de moda e sustentabilidade para ler em 2017

Vestindo nada de novo – Jessi Arrington

Para uma viagem de uma semana, a designer Jessi Arrington leva nada mais do que 7 calcinhas. Nem mais, nem menos. O restante de suas roupas ela compra em brechós pela cidade, o que permite que ela viva uma aventura por dia ao mesmo tempo em que reduz sua pegada de carbono. De acordo com Jessi, isso é uma meditação em torno do consumo consciente – embalada num arco-íris de cores e criatividade.

Plante suas próprias roupas – Suzanne Lee

A designer Suzanne Lee compartilha seu experimento de plantar bio-materiais que podem ser utilizados como tecido ou couro vegetal para fazer suas próprias roupas. O processo é fascinante, os resultados são belíssimos e o potencial desse material pode revolucionar a indústria têxtil.

Você é o que você veste – Christina Dean

Dr. Christina Dean fala sobre como, num belo dia, ela percebeu que possuía 19 pares de jeans! – uma observação que a fez refletir sobre os recursos usados na fabricação de cada par de jeans. O tecido jeans é fabricado utilizando algodão, um dos plantios que mais necessitam de água para crescer: quase 6 mil litros de água são necessários para produzir 680 gramas de algodão usado para fazer cada calça jeans. É muita água! Agora olhe para o seu guarda-roupas e faça as contas. A indústria têxtil realmente tem que impactar o planeta? Christina finaliza afirmando que a maioria dos tecidos são quase 100% recicláveis, e que não existe razão para que vão parar nos aterros sanitários quando poderíamos reusar ou doar nossas roupas antigas.

BÔNUS: Eva Kruse e seu discurso sobre mudar o mundo através da moda
Previous Post Next Post

You Might Also Like

Comentários

Deixe um comentário