consumo-consciente-Instagram
Atitude, Consumo consciente

6 perfis inspiradores de consumo consciente para seguir no Instagram

O consumo consciente está ganhando mais e mais espaço na vida das pessoas. Consumo e sustentabilidade vem sendo indagados por cada vez mais gente, e sabemos o papel importante da informação – e, por que não, inspiração – para fazer as pessoas reverem seus hábitos de consumo.

Por isso, decidimos fazer uma lista de 6 perfis bacanas de consumo consciente que valem a pena ser seguidos no Instagram. Confira!

Joanna Moura, do Um Ano Sem Zara

Casacão lindão jeans 💙 @fyistore

A photo posted by Jojo (@mourajo) on

O que fazer quando suas contas estão sempre no vermelho e você percebe que as aquisições mais caras da sua vida estão – paradas – no seu armário? Foi essa reflexão que, em 2011, levou a publicitária Joanna Moura a tomar a decisão drástica de ficar 365 dias sem comprar nenhuma peça de roupa e sapato. Para dividir a experiência, Jojo criou criou o blog Um Ano Sem Zara. O primeiro resultado veio depois de seis meses de “jejum” das compras, quando ela conseguiu guardar a primeira poupança com as economias.

Jojo se considera uma consumidora de moda inteligente e criativa: para ela, comprar de forma inteligente é comprar o que você realmente vai usar e o que condiz com a sua realidade financeira; usar a moda de forma criativa é pensar fora da caixa pra fazer o melhor uso do que se tem.

Lauren Singer, do Trash is for Tossers

Viver produzindo o mínimo de lixo possível, esse foi o desafio audacioso de Lauren Singer, uma americana que vive uma vida “zero waste” em Nova York. Graduada em Estudos Ambientais, criou o projeto Trash is for Tossers com o objetivo de reduzir sua produção pessoal e descarte de lixo.

Lauren aprendeu a fazer todos os produtos que usa diariamente com ingredientes orgânicos e simples. Embalagens são dispensadas sempre que possível: ela prefere ir a feiras ao ar livre, geralmente orgânicas. Quando vai às compras, evita sacolas plásticas e armazena tudo numa bolsa feita de tecido. Para armazenar água, café ou chá, sempre traz consigo uma garrafa metálica ou de vidro, nunca plástica.

Com o sucesso de suas receitas e a popularização da mensagem sobre zero waste, Lauren criou a The Simply Co., empresa com o objetivo de fazer produtos de limpeza sustentáveis e saudáveis para nosso corpo, nossos lares e para o meio ambiente. Além disso, as embalagens são transparentes e informam a real composição do produto.

Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo

O Brasil também faz bonito e traz exemplos de gente tentando romper com a lógica da produção desnecessária de lixo, como é o caso de Cristal Muniz. Inspirada em Lauren Singer, a designer de Santa Catarina se comprometeu a repensar todas as suas atitudes de consumo, e foi assim que surgiu o blog Um Ano Sem Lixo. Seguindo o exemplo de Jojo e Lauren, Cristal embarca numa experiência de zero waste, onde tenta parar de produzir lixo ao longo desse ano.

Livia Firth, do Eco Age

Livia Firth é a diretora criativa da Eco Age, fundadora do Green Carpet Challenge, desafio que propõe que estilistas famosos criem peças sustentáveis para suas coleções nas semanas de moda mundiais, e uma das maiores influenciadoras da moda consciente no mundo atualmente. Além disso, Livia é casada com Colin Firth, o diretor do documentário The True Cost, um must-see para entender do impacto que a moda causa no meio ambiente.

The Reformation

Turns out there’s actually a dress code for the countryside, that we just made up.

A photo posted by Reformation (@reformation) on

The Reformation é “uma marca de roupas ‘matadora’ que não mata o meio ambiente”. Com uma pegada divertida, consciente e estilosa, é uma excelente pedida para receber informação sobre moda consciente no Instagram.

Fashion Revolution

A revolução na cadeia produtiva de moda chegou! Com a campanha #whymademyclothes, a Fashion Revolution questiona marcas sobre a realidade por trás da produção daquelas suas roupas baratérrimas.

Conhece mais algum perfil de consumo e moda consciente que deve entrar pra nossa lista? Indique pra gente!

Quer receber mais dicas sobre moda e consumo consciente? Siga o Trocaria no Instagram: @eutrocaria
Previous Post Next Post

You Might Also Like

Comentários

Deixe um comentário