Consumo consciente, Minimalismo, Slow fashion

O guarda-roupas de 10 itens

O que você faria se tivesse que limitar seu guarda-roupas a apenas 10 itens?

Todos nós acumulamos em nossos guarda-roupas itens que não usamos mais, pois tendemos a acreditar que quanto mais roupas possuímos, mais fácil se torna a missão de encontrar algo para nos vestir.

Durante seu discurso no TEDxStGeorge, Jennifer L. Scott, autora do best-seller Lessons from Madame Chic e criadora do blog The Daily Connoisseur, afirmou que o oposto é verdadeiro: quanto menos roupas nós possuímos, mais fácil é o processo de decisão do que vestir, já que as opções são limitadas.

Outro fator que contribui para o acúmulo de roupas é a tentação das promoções, que nos estimulam a adquirir itens desnecessários apenas pelo baixo preço. Somado a isso vem a influência externa de diversos estilos e tendências, que acabam ofuscado o nosso senso de estilo pessoal e nos torna suscetíveis a usar sempre os mesmos itens (roupas de ginástica, diga-se de passagem, mesmo quando as pessoas não se exercitam) para facilitar a escolha dos looks diários.

Quando Jennifer se mudou para Paris em 2001 para viver com uma família francesa (a quem ela se refere como “Família Chic”) durante seu intercâmbio, ela entrou em pânico ao conhecer seu novo quarto, que continha um pequeno armário com apenas dez cabides, já que ali não caberia suas duas malas de roupas trazidas da Califórnia.

Jennifer começou então a questionar o segredo pelo qual os parisienses estavam sempre tão bem vestidos, sendo que mantinham uma quantidade tão mínima de roupas. O ponto estava em manter apenas algumas peças-chave de qualidade.

De volta à Califórnia, ela decidiu incorporar o estilo de vida do “guarda-roupas de 10 itens” ao seu dia-a-dia. Mas como seguir esta estratégia? Aqui vão as dicas:

1. Tire todas as roupas do seu guarda-roupas e faça as seguintes perguntas a você mesmo: Estas roupas ainda servem? Elas tem a ver com meu verdadeiro estilo? Eu as amo? Com qual frequência eu as visto? Para os itens que não passarem no teste, encontre um novo uso, como mostramos neste fluxograma.

2. A partir das roupas restantes, faça uma nova seleção acordo com a estação do ano: mantenha os itens da estação atual e transfira as demais para outra seção do guarda-roupas.

3. Com as peças que sobraram, comece a montar seu “guarda-roupas de 10 itens”. Primeiramente, pense nos artigos que você usa diariamente: camisas, jeans, vestidos, saias ou blazers, por exemplo. Para homens, a organização fica mais simples: jaquetas, camisetas, calças e shorts.

Uma vez que você organizou o armário com os itens principais de uso diário, os benefícios do “guarda-roupas de 10 itens” vão começar a aparecer: a combinação das roupas pela manhã vai se tornar mais fácil, o seu estilo pessoal vai ganhar destaque, você vai aprender a discernir melhor sobre a importância de cada peça de roupa e deixará de comprar por impulso e, por último, estará bem-vestido em qualquer ocasião.

Sabemos que pode ser um desafio incorporar um estilo de vida mais minimalista ao seu dia-a-dia, mas aos poucos você vai perceber o quão fácil é desapegar das coisas desnecessárias e irá focar apenas no essencial.

Posso dizer, por experiência própria de quem passa o ano fora e volta para casa com a mesma quantidade de roupas que levou, que seguir um estilo de vida minimalista é libertador. Que tal tentar libertar seu guarda-roupas também? ;)

Imagens: Reprodução YouTube e TEDx.

Curtiu? Talvez você também se interesse por: estilo minimalista: como usar e como montar um armário-cápsula
Previous Post Next Post

You Might Also Like

5 comentários

  • Reply Estilo minimalista: como usar - Trocaria 16 de janeiro de 2016 at 14:37

    […] você também se interesse por: guarda-roupas de 10 itens e como montar um […]

  • Reply Armário-cápsula: o que é e como criar um - Trocaria 16 de janeiro de 2016 at 14:38

    […] você também se interesse por: guarda-roupas de 10 itens e estilo minimalista: como […]

  • Reply Mudando o mundo através da moda - Trocaria 24 de março de 2016 at 20:08

    […] é novidade que a gente aqui do Trocaria ama Ted Talks – já falamos como criar um guarda-roupas de 10 itens e também mostramos que ter menos coisas é o caminho para mais […]

  • Reply Minimalismo (o encontro) – Kívia Magalhães 13 de abril de 2016 at 11:27

    […] GUARDA ROUPA DE 10 ITENS […]

  • Reply Anna Emilia Cordelli Alves 12 de março de 2017 at 23:24

    Muito bom. É o que estou buscando!

  • Deixe um comentário