mudando o mundo através da moda
Consumo consciente, Moda sustentável

Mudando o mundo através da moda

É possível que alguém viciado em moda seja verdadeiramente sustentável quando tudo o que se busca é estilo?

Não é novidade que a gente aqui do Trocaria ama Ted Talks – já falamos como criar um guarda-roupas de 10 itens e também mostramos que ter menos coisas é o caminho para mais felicidade.

Mas um discurso de Eva Kruse, CEO do Danish Fashion Institute e da Copenhagen Fashion Week, me fez pausar para escrever sobre a visão – compartilhada pelo Trocaria – de que mudando a mentalidade acerca da segunda indústria mais poluidora do planeta, estilo e sustentabilidade podem SIM andar de mãos dadas.

Ame suas roupas, cuide bem delas

De acordo com Eva, nós não compramos roupas para salvar o planeta, visto que somos sempre motivados por estilo e por como nos sentimos. Comprar artigos de moda é algo que fazemos porque gostamos da cor, do caimento ou porque queremos estar bem-vestidos para sair no sábado à noite. E por isso existe uma grande responsabilidade da indústria em oferecer uma escolha sustentável que seja igualmente desejável, sexy e fantástica como a moda produzida convencionalmente.

E nós, como consumidores conscientes, sabemos que temos influência no que acontece no mundo da moda. A melhor parte é que, se cada um fizer pequenas mudanças em nosso mundo diariamente, vamos acabar incentivando um movimento ainda maior. Nós não precisamos deixar design e cores de lado – a solução está em fabricar, selecionar e criar uma coleção de uma maneira diferente, mas o design pode ser igualmente atraente.

Eva afirma que 60% do impacto ambiental de um tecido é causado durante a fase de produção, enquanto que os 40% restantes são de responsabilidade do consumidor. Dessa forma, ela salienta que os consumidores tem um papel fundamental na transição da indústria da moda para modelos de negócios sustentáveis que reduzem significativamente os impactos sociais e ambientais da indústria. Com algumas simples ações, como lavar menos, passar as roupas menos frequentemente, comprar peças orgânicas ou doar o que não se usa mais, já estaremos agindo de maneira responsável.

Esse TED Talk de Eva é um discurso imperdível sobre moda sustentável e parada obrigatória para consumidores responsáveis. Totally worth watching!

Leia também: 5 TED Talks inspiradores para repensar nossas escolhas de moda
Previous Post Next Post

You Might Also Like

Comentários

Deixe um comentário