Inovação & Tecnologia

Google se junta à Levi’s para desenvolver tecido inteligente

Moda e tecnologia são cada vez mais aliadas na criação de produtos inteligentes que unem forma e função e visam facilitar o nosso cotidiano. E a prova disso é a mais nova invenção do Google em parceria com a Levi’s, o Project Jacquard.

Anunciado na I/O 2015, conferência anual de desenvolvedores do Google, o Project Jacquard é um “tecido inteligente” composto por microfibras condutivas e que pode ser costurado em qualquer tecido, padrão ou modelo de roupa, proporcionando a interação com dispositivos externos, como smartphones.weaving-interactive-textiles-2_2xweaving-interactive-textiles-3_2x

É um conceito sensacional – você pode fazer uma chamada de telefone sem mesmo interromper a conversa durante um jantar, por exemplo, ou trocar músicas facilmente enquanto caminha pela rua. E o mais assustador: esse tecido pode inclusive avisar sobre ganho de peso! Além disso, ele poderia também recomendar um treino ou oferecer descontos em academias ou aulas de yoga, ajudando as pessoas a viverem uma vida mais saudável.

É claro que apenas ter uma tecnologia bacana não é o suficiente para as pessoas vestirem o tecido, além do que o Google não é uma empresa especializada em moda, por isso foi anunciada a parceria com a Levi’s para possibilitar o lançamento de roupas com a tecnologia Jacquard ao mercado.

O Project Jacquard se junta a outras inovações do império de moda/tech, que já lançou dispositivos como Apple Watch e Google Glass. A pergunta não é se a onda de “tecnologias vestíveis” (wearables technologies) vai pegar. A questão é apenas quanto tempo vai levar para que elas se tornem mais acessíveis.

Vimos no Fashionista, The Next Web e Independent.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Comentários

Deixe um comentário