estilo minimalista
Consumo consciente, Minimalismo, Slow fashion, Tá na moda

Estilo minimalista: como usar

No estilo minimalista, elegância não deriva da abundância, conceito conectado ao movimento slow fashion e ao consumo consciente. Saiba mais e inspire-se!

Minimalismo é um conceito vem se popularizando nos últimos tempos, seja porque as pessoas se cansaram do consumismo “vazio” e sem propósito ou porque, após terem conquistado o básico para viver confortavelmente, puderam prestar mais atenção nas coisas que o dinheiro não compra, como inclusive já falamos neste post.

Mas antes de falarmos de estilo minimalista, precisamos entender o conceito de minimalismo. Minimalismo, ao contrário do que muitos pensam, não consiste em viver em um apartamento pequeno com poucos móveis modernos e sem TV. Também não tem nada a ver com arquitetura clean ou design de interiores funcional baseado nos móveis do IKEA. Tampouco significa vender o carro, se livrar de todas as roupas e pedir demissão do emprego para ir morar na Tailândia levando apenas uma mala (o que não seria uma má ideia, por sinal ;)).

Minimalismo está ligado ao desprendimento dos excessos em favor da valorização do que é importante para encontrar a felicidade, satisfação pessoal e liberdade.

Como o minimalismo influencia a moda?

O termo “menos é mais”, popularizado pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe, defende que elegância não deriva da abundância. Ele prega a busca pela essência construtiva, eliminando os excessos e focando na real necessidade ao invés de supérfluos. Para ele, minimalismo é uma construção sem firulas ou exageros, que preza pela eliminação da estética desnecessária.

Afinal, o que é estilo minimalista?

minimalismo na moda teve como precursor o espanhol Cristóbal Balenciaga, mas foi o estilista austríaco Helmut Lang que, no início da década de 90, apostou numa estética mais lapidada, com o uso de poucas cores, tecidos e formas mais rígidas. Na época, suas criações exalavam rigor e austeridade.

Independente da marca ou estilo, o desejo da simplicidade surge da aversão ao exagero. O estilo minimalista está cada vez mais conectado ao movimento slow fashion e ao consumo consciente. O estilo – que está mais para estilo de vida e não só de moda – procura otimizar as peças do guarda-roupa e transformá-lo em algo mais atemporal e versátil (como observamos na tendência de armários-cápsula, que apresentaremos mais pra frente).

Os adeptos do estilo minimalista fogem das tendências, mas quando compram algo que está em alta, levam em consideração se a peça vai ou não perdurar por muitos e muitos anos (isso me lembra de uma calça jeans de Levi’s que eu vesti por 7 anos até ela rasgar =/). Por isso, um dos “lemas” minimalistas é ter poucos e bons produtos, justamente aqueles que são essenciais, versáteis e de qualidade para durar pra sempre.

Um ponto que vale ressaltar: a ideia do minimalismo não é ir “contra” a moda, mas ser mais consciente sobre ela, algo defendido pelo movimento slow fashion. Mas embora o minimalismo preze por peças funcionais, elas ainda mantém uma elegância atemporal. O bacana do estilo é que ele abrange tanto looks formais quanto informais, e que são versáteis a ponto de serem usados durante vááárias estações.

As cores que predominam no minimalismo são as neutras: branco, preto, cinza, azul-marinho e marrom. As listras são uma boa pedida, justamente por serem clássicas. As estampas, por outro lado, quando aparecem são bem discretas. Os acessórios, por sua vez, também são poucos e discretos, como um relógio, por exemplo. Nos pés, vale optar por um tênis branco, que além de versátil e atemporal, ainda dá um toque divertido ao look.

Separamos alguns looks minimalistas de uma coleção da Calvin Klein:

calvin-klein-minimalismo

Quer mais inspirações sobre o estilo minimalista? Então dê uma olhada em nosso painel minimalista no Pinterest.

E aí, o que acha de adaptar o seu guarda-roupas para um estilo minimalista? Apostamos que seu bolso, assim como seu senso de realização pessoal, agradecem. ;)

Fontes: Esse texto foi adaptado dos artigos originais de Just LiaFeliz com a Vida e Mulher.com.br

Curtiu? Talvez você também se interesse por: guarda-roupas de 10 itens e como montar um armário-cápsula
Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 comentários

  • Reply O guarda-roupas de 10 itens - Trocaria 16 de janeiro de 2016 at 14:36

    […] você também se interesse por: estilo minimalista: como usar e como montar um […]

  • Reply Nice santana moreira 2 de agosto de 2017 at 11:42

    Gosto de usar roupas que eu mesma crio. Não uso roupas global…
    Repito roupas sem nenhum problema…Será que sou MINIMALISTA…???

  • Deixe um comentário