organizar guarda roupa
Consumo consciente, Moda sustentável

Descomplique seu armário: o que manter, jogar ou doar?

Com a chegada do Ano Novo e nossa lista de resoluções definida, é hora de preparar o terreno – ou melhor, o guarda-roupas, para o que está por vir. Confira nossas dicas de como organizar o armário e dar vida nova às suas peças em 2017.

Sabia que 85% das pessoas mantém roupas que não usam mais? Tendemos a acumular peças de roupa seja por valor sentimental, por achar que vão voltar a servir no futuro ou para aquela ocasião especial que nunca chega. No entanto, é possível descomplicar o armário e dar uma vida nova às roupas acumuladas.

Confira abaixo o infográfico do blog Sernaiotto que ilustra um ciclo inteligente que ajuda a determinar o que deve ser doado, mantido ou jogado fora, tudo em prol do consumo consciente das nossas roupas.

consumo consciente de roupas

BÔNUS: Dando vida nova às roupas encostadas

Organize um bazar de trocas entre amigas

Aquelas roupas que não servem mais para você – mas que suas amigas viviam pedindo emprestadas – podem virar moedas de troca num bazar entre amigas. Além de ser um momento divertido para compartilhar memórias, suas roupas vão ganhar vida nova junto às pessoas que você tanto curte.

Desapegue dos itens que não usa mais num brechó online

As roupas que estiverem em boas condições de uso podem ser vendidas em brechós online, como o próprio Trocaria – e essa é uma das novidades que a gente vai anunciar oficialmente em breve! ;)

Além de evitar que elas acabem no lixo ou permaneçam paradas para sempre no armário, você estenderá o uso das suas peças e ainda poderá recuperar parte do dindin investido naqueles looks que tanto arrasaram no passado, mas não tem mais vez na sua vida.

Leia também: 6 maneiras para se tornar um consumidor consciente

Use essas dicas quando for fazer a próxima limpeza no seu armário, e você vai se surpreender com o tanto de peças que nem lembrava mais que possuía. Essa é uma boa dica para praticar o desapego começando pelo seu guarda-roupas. Vamos tentar? ;)

Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 comentários

  • Reply Por que H&M custa mais do que você imagina? – Trocaria 25 de abril de 2015 at 21:47

    […] Mas e então, o que devemos fazer para sermos fashionistas conscientes? Primeiro, pergunte a si mesmo se vale a pena comprar algo que você provavelmente não vá usar mais que algumas vezes. Segundo, passe adiante e doe para alguém. Terceiro, recicle. Neste post mostramos algumas maneiras de promover o uso consciente de suas roupas. […]

  • Reply The Street Store: 'loja de roupas' para moradores de rua - Trocaria 26 de abril de 2015 at 19:31

    […] que está esperando? Comece agora a faxina no guarda-roupa e doe o que não use mais a quem precisa! […]

  • Reply O guarda-roupas de 10 itens - Trocaria 8 de maio de 2015 at 19:36

    […] 1. Tire todas as roupas do seu guarda-roupas e faça as seguintes perguntas a você mesmo: Estas roupas ainda servem? Elas tem a ver com meu verdadeiro estilo? Eu as amo? Com qual frequência eu as visto? Para os itens que não passarem no teste, encontre um novo uso, como mostramos neste fluxograma. […]

  • Reply Menos coisas, mais felicidade - Trocaria 9 de maio de 2015 at 14:45

    […] “Você tem que limpar as artérias da sua vida. E aquela camisa que você não usa há anos? É hora de se livrar dela. Nós temos que cortar o excesso de nossas vidas, e temos que aprender a cortar o que entra nela. […]

  • Reply Armário-capsula | Deixe-se Acreditar 1 de setembro de 2015 at 07:24

    […] daqui e […]

  • Reply Lívia 16 de janeiro de 2016 at 16:47

    Um blog muito inteligente e super do bem!
    AMEI!! Seguidora fiel já! <3
    bjos

    Lívia
    http://www.cadernocriativo.wordpress.com

    • Reply Evelise 17 de janeiro de 2016 at 18:46

      Yayyy!! Obrigada!
      Ficamos felizes em saber que estamos indo no caminho certo! :)
      Beijos!

  • Reply Ano Novo, roupas usadas - e por que comprar em brechó 18 de janeiro de 2016 at 17:35

    […] é claro. No entanto, organizar a bagunça não é tarefa fácil (embora esse guia de como organizar o guarda-roupa dê uma mãozinha), até por isso que postergamos a […]

  • Deixe um comentário