calculadora-de-moda-kering-parsons
Consumo consciente, Inovação & Tecnologia, Moda sustentável

Calculadora mostra o impacto da moda no meio ambiente

E se as marcas de moda calculassem o lucro junto com uma análise do impacto ambiental? Agora elas podem e de graça, com ajuda dessa calculadora ambiental

Consumo consciente e moda sustentável tem sido foco da discussão desde o início do Trocaria. Para muita gente, esses conceitos já fazem parte do dia-a-dia, mas ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata de conscientização sobre o assunto. Mas é preciso ir além disso: nós como compradores, devemos estar cientes do que consumimos para podermos cobrar mudanças por parte dos grandes varejistas de moda, a fim de que transformem a cadeia produtiva de moda para melhor, melhorando as condições dos trabalhadores têxteis, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto no meio ambiente.

No entanto, essa triste realidade está pouco a pouco mudando: das fast fashion aos grandes estilistas, algumas marcas estão se propondo a fazer a diferença. Uma a levantar a bandeira do consumo consciente a começar pelas universidades é o conglomerado Kering, grupo que reúne em seu portfólio marcas como Gucci, Bottega Veneta, Saint Laurent, Alexander McQueen, Balenciaga, Stella McCartney, Puma, entre outras.

A Kering vem demonstrando o seu compromisso há algum tempo e, no meio do ano passado, lançou a metodologia EP&L – Environmental Profit and Loss, que atribui um valor monetário ao impacto ambiental das operações e da cadeia de suprimentos da empresa, com o objetivo de orientar profissionais da indústria da moda.

A grande novidade do grupo francês é o lançamento de uma calculadora ambiental My EP&L em parceria com a Parsons School of Design, de Nova York. O app irá auxiliar estudantes no “projeto piloto “Kering x Parsons: EP&L”, oferecendo dados para que estilistas analisem os prós e os contras ao planejar a coleção. A calculadora é a espinha dorsal desse programa da Parsons, cujo currículo escolar agora passou a contar com módulos designados a incorporar lições práticas em sustentabilidade, como “Tese de Sistemas & Sociedade” e “Tese em Materialidade”, onde estudantes terão a oportunidade de estudar o processo de EP&L, comparar materiais e entender como as escolhas de fornecimento e fabricação podem influenciar a emissão de carbono de um produto.

calculadora-da-moda-epl-1calculadora-da-moda-epl-2Design melhorado através da tecnologia

O aplicativo mostra o impacto de um produto em vários pontos de seu ciclo de vida levando em conta vários fatores, como o tipo de matéria-prima até a fabricação.

Depois de selecionar um dos quatro itens – uma jaqueta, um par de sapatos, uma bolsa ou um anel – os usuários do app podem escolher entre uma variedade de opções, que vão desde material primário (caxemira, lã, algodão orgânico e couro) até a origem de produção.

O app então calcula o efeito cumulativo de mais de 5.000 indicadores, incluindo emissão de carbono, uso da água, poluição da água e do ar, produção de resíduos e mudanças no uso da terra (no caso de matéria-prima vegetal) para calcular o impacto final de cada produto.

Como uma ferramenta comparativa, My EP&L permite que usuários determinem como decisões melhor embasadas podem resultar em designs mais sustentáveis.

calculadora-da-moda-epl-3calculadora-da-moda-epl-4O app mostra, por exemplo, que uma jaqueta composta por lã italiana, revestida com algodão indiano e decorada com botões plásticos da China “custa” €6 mais caro ao meio ambiente do que uma versão similar feita a partir de algodão e bambu turcos e produzida na Europa.

“O My EP&L ilustra o poder de uma análise de perda e lucro ambiental e ajudará estilistas a calcular mais facilmente em tempo real as melhores opções para suas coleções, a fim de incorporar a sustentabilidade em seus produtos desde o início da fase de criação”, explicou Marie-Claire Daveu, chefe de sustentabilidade e diretora de assuntos institucionais internacionais da Kering, em comunicado oficial.

Burak Cakmak, reitor de moda da Parson, concorda “Educação em sustentabilidade é vital para os nossos estudantes, e com a ajuda da Kerin, a Parsons educará a próxima geração de líderes da indústria da moda a promover mudanças”.

Se você ficou interessado no assunto, pode baixar gratuitamente o aplicativo My EP&L no iTunes ou no Google Play.

Com informações da Ecouterre.

Leia mais: 6 maneiras simples para se tornar um consumidor consciente

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Comentários

Deixe um comentário