armario capsula
Minimalismo, Slow fashion

Armário-cápsula: o que é e como montar um

Armário-cápsula, termo criado pela britânica Susie Faux nos anos 70, consiste em uma coleção de poucos itens essenciais de roupas que não se tornam obsoletos com a mudança das tendências de moda.

Nos dias de hoje, o termo se refere a uma coleção limitada de peças que, quando combinadas entre si, maximizam o número de looks originados a partir das roupas iniciais. O objetivo é ter um look apropriado para cada ocasião sem possuir uma quantidade excessiva de roupas (que normalmente ficam encostadas no armário depois de um tempo).

Armário-cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes.

O conceito vem sendo difundido por blogs como o Un-Fancy, onde a blogueira Caroline encara o desafio de viver com apenas 37 peças de roupas que são atualizadas a cada três meses – sem comprar nada por impulso.

armario capsula

Looks com peças de armário-cápsula

Como montar um armário-cápsula

Existem diversas formas de organizar um armário-cápsula, mas sugerimos uma combinação delimitada por estações para facilitar a organização. A ideia é não comprar nadinha durante esse período, exceto caso você perceba que não tem alguma peça essencial, então pode comprá-la mesmo fora da transição entre estações. As peças que não forem usadas durante a estação atual podem ser guardadas numa caixa para serem usadas novamente no período apropriado.

A quantidade de roupas pode variar entre 15, 30, 45 e assim por diante, desde que sejam roupas versáteis, neutras e que você ama. É importante também lembrar que, nesse número, incluem-se também os acessórios como bolsas, lenços e sapatos.

Vale levar em conta as seguintes regrinhas:

  1. Conheça você mesma e o seu estilo: antes de mais nada, identifique o estilo que você se sente confortável usando e que favoreça sua auto-estima. É esportista ou despojadal? Ou prefere algo mais arrumadinho? Leve isso em conta na hora de escolher suas peças.
  2. Selecione um esquema de cores: dê preferência para cores neutras que combinam com tudo, como preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho. Tendo as cores básicas definidas, fica muito mais fácil harmonizar com todo o resto. Depois de escolher os tons básicos, adicione algumas peças de cores mais vibrantes para dar um toque mais vivo aos looks.
  3. Escolha padrões e formas clássicos: enquanto alguns cortes, texturas e estilos vão e voltam, outros são considerados clássicos porque nunca saem de moda, e são esses que devem ser priorizados para montar um armário-cápsula que nunca fica ultrapassado.
  4. Opte por materiais de boa qualidade: a ideia do armário-cápsula é ter poucas roupas para ser usadas de maneiras diferentes, então peças individuais vão ser repetidas muuuitas vezes. Dessa maneira, é importante optar por roupas de qualidade que possam durar por muito tempo, apesar do uso constante.
armario capsula

Combinações de peças para armário-cápsula

Benefícios de um guarda-roupas limitado

  • Aproveitar melhor as peças que você já tem. Às vezes, temos tantas roupas no guarda-roupa que fica até difícil ser criativa nas combinações. Quando você limita o número de peças, consegue otimizar o que tem.
  • Facilitar a escolha das roupas, já que a variedade é muito menor e assertiva.
  • Otimizar o espaço no seu guarda-roupa, que não ficará abarrotado de roupas.
  • Usar só peças que ama muito. Isso vai evitar comprar por impulso.
  • Economizar dinheiro, pois você não comprará roupas novas nos próximos três meses. Ou mesmo gerenciar compras por impulso no cartão de crédito, já que você organiza seu orçamento destinado às roupas.
  • Dar mais valor à sua beleza natural. E perceber que roupas são apenas um complemento disso, afinal a peça mais importante do conjunto é VOCÊ!
  • Gerenciar melhor sua saúde e focar no bem-estar, já que você vai passar a cuidar melhor da alimentação e rotina de exercícios para que as roupas do armário-cápsula continuem servindo (ainda me orgulho de ter usado a mesma calça jeans por 7 anos…de tanto gostar dela, sempre que meu peso variava, eu tratava de voltar ao peso ideal para entrar nela!).

A Gabi, do blog Teoria Criativa, descreveu as 5 vantagens de um guarda-roupa resumido e também promove o conceito em no grupo Em busca de um armário-cápsula. Vale super a pena acompanhar as discussões das novas adeptas do armário-cápsula por lá!

Até o Buzzfeed caiu na onda do armário-cápusla e descreve de maneira bem simples as vantagens de montar o seu guarda-roupas reduzido.

E se você estiver a fim de iniciar um armário-cápsula, confira o planner elaborado pela Caroline do Un-Fancy para te guiar nessa empreitada.

Estamos curiosas para saber como como vai ser a experiência de vocês! :)

Curtiu? Talvez você também se interesse por: guarda-roupas de 10 itens e estilo minimalista: como usar
Previous Post Next Post

You Might Also Like

3 comentários

  • Reply O guarda-roupas de 10 itens - Trocaria 16 de março de 2016 at 17:22

    […] Curtiu? Talvez você também se interesse por: estilo minimalista: como usar e como montar um armário-cápsula […]

  • Reply 8 Spring Capsule Wardrobes To Get Inspired By | Biotifully 24 de março de 2016 at 12:02

    […] CREDITS: BLOG.TROCARIA.COM.BR & […]

  • Reply Minimalismo (o encontro) – Kívia Magalhães 13 de abril de 2016 at 11:26

    […] ARMÁRIO-CÁPSULA […]

  • Deixe um comentário